Canal Minas Saúde

Tecnologia para a Saúde

Funed desenvolve teste rápido para diagnóstico da dengue


A nova tecnologia de diagnóstico rápido da dengue, que poderá reduzir o tempo de análise de amostras de três dias para até 20 minutos, está sendo desenvolvida pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas). Se validado, o teste rápido da dengue deverá ser disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde do país até 2013.

Para validação, a nova metodologia precisa passar por testes que garantam sua assertividade. Nessa fase, serão realizadas análises de amostras de pacientes cedidas pelo Hemominas.  De acordo com a coordenadora da pesquisa, chefe do Serviço de Biotecnologia e Saúde da Funed, Alzira Batista Cecilio, os resultados obtidos serão confrontados com um diagnóstico já estabelecido. “Este será um momento importante para atestar a precisão do resultado obtido por meio do teste rápido”. A previsão, é que esse processo seja realizado a partir do próximo ano, tão logo seja concluída a fase de testes de pesquisa em laboratório.

A praticidade e aparência do novo kit fazem lembrar os aparelhos de monitoramento de glicemia, usado no diagnóstico de diabetes. A diferença é que o sangue coletado do paciente não é aplicado diretamente no kit diagnóstico. O teste é realizado com o soro separado das células sanguíneas e, por isso, a metodologia ainda exigirá a coleta de sangue do paciente.

Para análise, o soro é colocado sobre a membrana - que integra a parte interna do suporte plástico que compõe o kit -, juntamente com o diluente. A reação, que pode indicar a presença de proteínas do vírus da dengue ou anticorpos produzidos, ocorre em 20 minutos.

Atualmente, os testes de diagnóstico da dengue são realizados a partir dos métodos MacELISA e ELISA comercial, que se diferenciam principalmente pelo processo e tempo decorrido entre a análise do soro e o diagnóstico.

Fonte: SES-MG
Foto: Gleisson Mateus

Exibições: 6

Tags: Dengue, Funed, SES-MG, diagnóstico, kit, laboratório, rápido, teste

Comentar

Você precisa ser um membro de Canal Minas Saúde para adicionar comentários!

Entrar em Canal Minas Saúde

© 2014   Criado por Marcelo Vicente Freire Alves.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço