Canal Minas Saúde

Tecnologia para a Saúde

Núcleo de Educação a Distância do Canal Minas Saúde


O Núcleo de Educação a Distância (NEAD) do Canal Minas Saúde surgiu, em outubro de 2009, com o objetivo de aprimorar os trabalhos desenvolvidos pelo Canal Minas Saúde. Seu primeiro desafio foi a implementação do projeto do curso de capacitação Transferência de Recursos. Desde então, a demanda para a implementação de cursos de capacitação a distância para a área de Saúde cresceu consideravelmente.

De acordo com a coordenadora do NEAD, Valdívia Marçal, a equipe do NEAD é composta por 4 pedagogas, 3 especialistas em Designer Instrucional, 1 especialista em Educação a Distância, 3 webdesigners, 1 administrador de Tecnologia da Informação – TI, e 2 profissionais responsáveis pela monitoria.

Cursos de capacitação

O NEAD realiza dois tipos de cursos: os chamados auto-instrucionais, que não prevêem orientadores, e cursos com acompanhamento de tutores. No primeiro, ao final de cada módulo, o aluno realiza uma atividade auto-avaliativa, que lhe permite verificar se está conseguindo assimilar o conteúdo apresentado. Já os cursos com acompanhamento de tutores seguem a mesma estrutura, porém com o diferencial de envio de atividades pontuadas e a realização de prova final presencial.


São distribuídos 100 pontos ao longo da capacitação e, para aprovação, o aluno necessita de no mínimo 60% de aproveitamento. Ao final do curso, os alunos são direcionados a responder duas avaliações no AVA (uma sobre o conteúdo e outra sobre o curso). Em seguida, o sistema permite a emissão do certificado de participação do curso.

Aprendizagem colaborativa
Todo conteúdo estruturado no NEAD é desenvolvido em uma linguagem dialógica, dinâmica, e trabalhado em plataforma interativa. “O Núcleo analisa a necessidade da área demandante, reúne o necessário em parceria com a área e estrutura o projeto pedagógico do curso”, caracteriza Valdívia. Depois de estruturado, todo o material é validado junto ao especialista da área, responsável pelo conteúdo do curso. Para que esse objetivo seja alcançado, são realizadas várias reuniões com a participação de todos os envolvidos no projeto (área demandante, especialistas, NEAD e Núcleo de TV).


Após assistir às aulas transmitidas pelo Canal Minas Saúde, o participante é orientado a acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem para conhecer o conteúdo do curso e participar das atividades interativas. É nesse espaço virtual que o aluno vai trocar experiências e consolidar a rede colaborativa de aprendizagem, dentro do processo de construção do conhecimento.

Toda a dinâmica de aprendizado, desenvolvida a partir da plataforma livre Moodle, permite o gerenciamento de atividades educacionais e a aprendizagem colaborativa no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Além de todo o aparato interativo, os cursos oferecem um manual com as diretrizes e o planejamento de cada aula, com seus respectivos horários para a organização prévia do aluno no seu jeito e no seu tempo.

Atualmente, 9.208 alunos estão matriculados nos cursos de capacitação, com mais de 68.700 acessos ao AVA, considerados desde janeiro deste ano (Conheça os cursos de capacitação a distância do Canal Minas Saúde de TV, Rádio, Web e EAD aqui).

Segundo Valdívia, outros dois projetos estão em andamento para aplicação em 2011. Serão cursos elaborados a partir dos seguintes temas: Saúde do Adolescente e Saúde do Idoso. “Considero que o NEAD agregou bastante para a formação dos profissionais de saúde, gerando uma oportunidade rica para a troca de experiências, análise das realidades e mudanças comportamentais dos profissionais nos diferentes municípios”, enfatiza.

Exibições: 770

Tags: canal, capacitação, cursos, distância, ead, educação, estado, estrutura, gerais, minas, Mais...núcleo, projeto, saúde, secretaria, ses

Comentar

Você precisa ser um membro de Canal Minas Saúde para adicionar comentários!

Entrar em Canal Minas Saúde

© 2014   Criado por Marcelo Vicente Freire Alves.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço